Importante
- Antes de entrar com a raid na instance... confira se está para 10 ou 25 man , se esta heroic ou normal.
- Quando se é lider de uma raid ou assistente pode-se falar em Raid Warning... que é quando as letras aparecem no meio da tela para todos verem em vermelho... para usar esse chat, basta fazer /RW antes de escrever.
- Geralmente as pessoas preferem que o drop sejá destribuido no Master Looter, que é disputado no roll e quem estiver com o comando do master looter entrega para o maior roll.
Como Selecionar a Raid ou Parte
- Instance de 5, vai precisar de um Tank, um healer e 3 dps.
- Raid de 10 man vai precisar de dois healer, um tank ( para agrar o boss) e um off Tank( para agrar os adds, que são aquele bolo de mobs chatos) e o Resto invita dps com GS alto.
- Raid 25 man , tres healer ( ou 4 se for foda d+), um tank ( para o boss) e dois off tank ( para segurar os mobs) e o Resto dps com Gs alto.
Sistemas de looting
- Group Loot: opção utilizada pela maioria dos grupos, faz com que uma janela apareça para todos os membros do grupo/raid sempre que um item de boa qualidade (verde, azul ou roxo) for pego. Essa janela conterá 3 opções, e cada jogador deverá selecionar uma dessas opções após ter passado o cursor do mouse por cima do item para ver a descrição do mesmo. As opções são as seguintes:
Greed: clique nesta opção se você deseja adquirir esse item para um propósito diferente de utilizar esse item, como por exemplo desencantá-lo, passá-lo para outro personagem, leiloá-lo ou vendê-lo para um NPC. Assim, se ninguém optar pela opção "Need", o jogo automaticamente sorteará números de 1 a 100 para os jogadores que selecionaram essa opção e dará o item para o jogador que tiver maior resultado nesse sorteio;
Pass: clique nesta opção se você não quiser o item (na sua interface essa opção será selecionada se você clicar no X que aparece no canto superior direito da janela - opção "fechar janela")
Note que se todos os membros do grupo usarem a opção "Pass" então o item ficará disponível para quem quiser pegá-lo, bastando para isso um jogador clicar com o botão direito no corpo do mob e pegar o item normalmente.
- Need before Greed: mesma coisa do Group Loot, com a diferença de que a opção "Pass" é automaticamente selecionada para jogadores que não podem usar o item que foi "dropado".
- Round-Robin: é um sistema que distribui um item para cada jogador do grupo/raid em turnos, ou seja, o primeiro item vai para o primeiro jogador do grupo, o segundo item para o segundo jogador, e assim sucessivamente, retornando para o primeiro jogador do grupo quando o último jogador tiver recebido um item (distribuição "circular").
- Master Loot: uma pessoa do grupo/raid, designada pelo líder (o que significa que não necessariamente o líder do grupo fica com essa função) "loota" todos os itens e distribui-os para os outros jogadores do grupo. Note que o líder do grupo/raid precisa ser uma pessoa extremamente confiável, uma vez que o mesmo terá poderes absolutos na distribuição desses itens. Quando o "master looter" clica sobre um item "dropado" por um mob, aparece uma janela com os nomes de todos os jogadores do grupo/raid. O item vai para o jogador cujo nome for clicado pelo "master looter". Apesar dos outros jogadores do grupo/raid não poderem pegar esses itens diretamente, os mesmos podem clicar com o botão direito sobre o corpo do mob para verificar quais itens foram "dropados", e assim manifestarem no chat do grupo/raid se irão querer o item ou não. Em caso de concorrência, geralmente o "master looter" solicita que os candidatos digitem o comando /roll, que sorteará um número entre 1 e 100 para esse jogador. O "master looter" passa o item para o jogador que obtiver o maior número nesse sorteio.
- Free for All: o sistema de loot mais simples de todos - o jogador que primeiro clicar sobre o item "dropado" ficará com o item. É a mesma coisa de quando alguém está jogando sozinho: após ter clicado com o botão direito sobre o corpo do mob e em seguida ter clicado com o botão direito sobre o item "dropado", esse jogador fica com o item. Essa opção geralmente só é utilizada por grupos com altíssimo grau de entrosamento e confiança, uma vez que não existirá nenhum controle sobre prioridades no looting dos itens.
Uma última observação acerca dos sistemas de looting do jogo é que pode ser estabelecido um limite (threshold) para o tipo (qualidade) dos itens onde o controle do looting será exercido. A opção padrão do jogo é aplicar as regras de distribuição de itens "dropados" para os itens verdes ou superiores, mas esse limite pode ser alterado de forma muito semelhante à escolha do sistema de looting que o grupo/raid utilizará (feita pelo líder do grupo/raid).
Eis a versão em português do gráfico que apareceu no MMO-Champion!
Praticamente um guia básico de raids, sem perder o bom humor