0

12 Addons essenciais para o WoW

1. Auctionator

Como qualquer jogador do WoW também eu procuro rentabilizar os meus bens e materiais no jogo. Nunca gostei de addons demasiado pesados, há quem uso o famoso Auctioneer, mas para mim o mesmo é um completo OverKill. Tem demasiadas funções que não uso.
Auctionator
O Auctionator tem tudo aquilo que procuro num addon para melhorar as funcionalidades da AH e ao mesmo tempo é infinitamente mais leve que o já referido Auctioneer. Cria listas das nossas vendas na AH permitindo verificar se os nossos leilões são os que estão mais baratos ou se já alguém nos fez Outbid, permite a venda rápida de vários stacks do mesmo item, etc, etc. Um must para qualquer jogador interessado em retirar mais algum rendimento da AH.

2. Bagnon

O Bagnon é um simples addon de sacos. Simples é mesmo a palavra correcta. Gosto do Bagnon em comparação com outros addons de sacos porque faz exactamente aquilo a que se propõe com uma interface simples e limpa.
Bagnon
Permite pesquisar por items, permite ver o banco mesmo quando não estando ao pé do mesmo, permite ver o conteúdo dos sacos de qualquer char, faz hightlight aos quest items, colora os items por qualidade, etc.

3. BindPad

O Bindpad é um daqueles addons pouco conhecidos pela generalidade, mas é na minha opinião um dos melhores addons actualmente a nível de funcionalidade.
Bindpad
Este addon permite-nos criar Macros para além do limite que a Blizzard impõe, mas melhor do que isso podemos atribuir uma tecla (keybind) a qualquer Spell ou Macro sem que está tenha que estar numa Actionbar. Isto é perfeito para manter o interface limpo e com menos botões. Por exemplo costumo fazer uma Macro comum a todos os Chars para mudar de Spec (com Dual Spec), atribuo a tecla F1 e sempre que quero mudar de Spec faço-o num instante.

4. Chatter

Um addon de melhoramento das funcionalidades do Chat no jogo é algo que nunca dispenso num UI. São aquelas pequenas alterações que por vezes não notamos em uso mas que já estamos tão habituados que quando não as temos não conseguimos jogar sem elas.
Chatter
Melhoramentos como esconder o fundo do chat quando não se está a usar, poder mudar a fonte, o tamanho, meter um outline no texto, poder fazer scroll com o botão do meio do rato, etc. Mas apesar de tudo o que me faz usar um addon destes é o melhoramento na visibilidade do texto, o texto default da Blizzard lê-se muito mal sem a ajuda de um addon.

5. Clique

O Clique é possivelmente dos addons mais criativos de sempre e uma ferramenta indespensável a qualquer Healer que se preze. Mas não só, ao contrário de crenças comuns o Clique é óptimo para qualquer classe e eu uso-o sem excepção em todos os chars.
Clique
Sendo healer é fácil perceber a utilidade do addon. Juntemos-lhe umas frames como o Grid ou outras semelhantes e temos o nosso Spellbook (livro de feitiços) literalmente nas pontas dos dedos. E para outras classes? É fácil, que tal fazer bind a um clique com o rato direito na frame para fazer Intervene quando se joga um Warrior? Ou porque não carregar também com o rato direito numa frame e fazer Tricks of the Trade usando um Rogue? As possibilidades são imensas.

6. Grid

Desde que descobri e comecei a usar o Grid nunca mais mudei de Frames. Antes de jogar como Healer quaisquer frames minimamente informativas para um Raid serviam (usei durante muito tempo o PerfectRaid). Para Party então as Frames Default da Blizzard cumpriam bem o objectivo.
Grid
Se jogam como healer as frames default são um pesadelo para curar. O Grid tem a grande vantagem de ser altamente customizável. A conjugação de informação, tamanho reduzido e a sinergia com o addon Clique tornam estas frames em frames de eleição para mim e para muitos jogadores de WoW. Se precisar de expandir as funcionalidades do Grid existem dezenas de addons para tal.

7. Mapster

Para quem conhece addons como o Cartogropher, o Mapster não é um corpo estranho. Há quem prefira o Cartogropher pelas funcionalidades do mesmo, é verdade que o Mapster não faz nem metade das mesmas, mas é infinitamente mais leve. Eu nunca usei grande parte do que o Cartogropher oferece e por isso prefiro o Mapster
Mapster
O Mapster permite entre outras coisas remover o Fog of War, visualizar o mapa sem ser em ecrã completo e ter acesso a coordenadas no mapa. Desde a introdução do Quest Tracker da Blizzard que o Mapster funciona igualmente com o mesmo.

8. nMainbar

A par das Unit Frames a actionbar é possivelmente o elemento mais importante de qualquer UI. Já utilizei desde o default ao Bartender e agora o nMainbar.
nMainbar
Comparado com o Bartender o nMainbar é muito mais simplificado, isto porque na sua essência o addon unicamente melhora as barras default da Blizzard. A grande vantagem dum addon deste género comparado com um do género do Bartender é que este utiliza os recursos da própria Blizzard, logo, caso se deixe de usar o nMainbar os botões vão aparecer todos no mesmo sítio, ao contrário do que aconteceria usando um addon como o Bartender que cria barras virtuais. O nMainbar acrescenta às barras da Blizzard o que falta as estas como o posicionamento central, a capacidade de por as três barras em paralelo, coloração dos botões para o Out-of-Range (fora de alcance), etc.
O único contra do nMainbar é que parte da sua configuração passa unicamente pelo ficheiro de LUA apesar de permitir o posicionamente das barras de Pet e Stance dentro do jogo.

9. OmniCC

Um dos primeiros addons que comecei a utilizar e um dos muitos que nos temos de questionar o porquê da Blizzard ainda não o ter incluído como base no jogo.
OmniCC
O OmniCC simplesmente adiciona texto ao ícone de um certo Spell quando este está em Cooldown. Por default a Blizzard permite visualizar o tempo de cooldown de um spell através de uma pequena e diga-mos dificilmente perceptível quando estamos em acção através de uma espécie de relógio. O OmniCC é indispensável para mim.

10. oUF

Possivelmente a parte mais importante de qualquer UI. Substituir as default Unit Frames (caixas de informação das unidades jogador, inimigo) é algo que não dispenso. Penso que este seja um campo que a Blizzard podia facilmente melhorar ao permitir mover as mesmas. O facto das unit frames da Blizzard se encontrarem no canto superior esquerdo em nada ajuda a um rápido acesso de informação sobre o estado do nosso char ou do nosso target. Pessoalmente gosto da minha informação toda centralizada num único sitio e por isso tal como no caso do nMainbar essa é a grande razão para a utilização de um addon em vez do fornecido pela Blizzard.
oUF
O oUF são umas frames programadas pelo haste que são bastante populares entre a comunidade hoje em dia, especialmente entre a comunidade que aprecia controlar o seu UI até ao mais ínfimo pormenor.
O oUF não é um addon para qualquer um, quem quiser alterar o Layout do oUF vai ter que saber quase obrigatoriamente LUA, digo quase pois alguns Layouts incluem opções dentro do jogo mas não é o caso para a grande maioria. Existem opções ao oUF como o muito conhecido Pitbull ou o excelente Shadowed Unit Frames. Qualquer um dos três é bastante customizável, sendo possivelmente o Shadowed Unit Fames o mais fácil de configurar. O Pitbull é muito poderoso mas igualmente pesado. O OuF é o que oferece mais liberdade de alteração destes três mas numa primeira abordagem alterar o mesmo pode-se afigurar como uma tarefa algo dantesca. Para quem quem quer umas frames ultra-leves e percebe um pouco de Lua ou se identifica com um dos muitos layouts disponibilizados pela comunidade, o oUF é a solução perfeita. No meu UI uso um Layout feito por mim, chamado oUF Lumen (o que podem ver na imagem de preview) e incluido no meu UI – Lumen UI.
Existe muito para dizer sobre o oUF e possivelmente irei escrever mais detalhadamente sobre o mesmo num futuro artigo.

11. Postal

Tal como o próprio nome indica o Postal é um addon dedicado à caixa de correio. É possivelmente um dos addons mais conhecidos na comunidade o que não deixa de o tornar num dos mais úteis addons “poupa-tempo” do jogo.
Postal
Desde que a Blizzard introduziu no jogo e nomeadamente no correio a capacidade de fazer browse aos nomes dos nossos contactos a quando de enviar algo pelo correio, o Postal perdeu algum do seu apelo, mas o Postal é muito mais do que isso. Os shortcuts introduzidos como Shift+Click e retirar o dinheiro de um certo correio, Ctrl+Click para devolver a correspondência, capacidade de abrir todos os mails com um click, etc, etc.

12. teksLoot

Alguns addons não adicionam grandes melhoramentos de usabilidade ao jogo, o Teksloot é um desses casos. Mas nem tudo se resume a funcionalidade acrescida, com o Teksloot posso ver os Loot Rolls numa janela compacta sem ocupar 50% do meu ecrã.
TeksLoot
Isto é especialmente útil pois há sempre alguém que faz loot aquele mob sem que a fight ainda tenha terminado. O Teksloot é um Fork do conhecido XLoot Group mas mais leve e sem o bloatware adicional.
E vocês, quais são os vossos addons indispensáveis?

0 comentários:

Postar um comentário

Mostre ao mundo que voce existe... Apareça, Comente!!